
Quando Dunga assumiu o comando da seleção brasileira, após o fracasso na Copa de 2006, ele teve um bom início, com seu estilo de comando firme. Mas na Copa de 2010 ele titubeou e o Brasil caiu nas quartas. Naquela equipe, Júlio César, então na Inter de Milão, era o titular. Ele também será o goleiro do Brasil na Copa de 2014. No entanto, seu ritmo de jogo não é o mesmo, voltou apenas neste ano para jogar no Toronto, na liga americana, mais fraca que a italiana. Julio César, apesar de ter falhado contra a Holanda, era superior em 2010.

Maicon, então na Inter, estava "voando" em 2010. Em 2014 ele deverá começar na reserva de Daniel Alves, situação invertida em relação à Copa anterior. Por sua forma física e presença ofensiva Maicon de 2010 é superior ao Daniel Alves de 2014.

Thiago Silva era reserva de Lúcio na zaga central do Brasil em 2010. Para 2014 Thiago, para muitos o melhor zagueiro do mundo, é titular absoluto do time de Felipão. E está em um estágio superior ao de Lúcio em 2010.

Juan e David Luiz se equivalem. Na última Copa, Juan era titular, estava com 31 anos e esbanjava experiência. David Luiz, mais jovem, está em grande forma no Chelsea. Por ser mais rápido do que Juan, David Luiz pode ser considerado superior.

Atualmente no Al Ain, Michel Bastos era rápido e esforçado em 2010, mas Marcelo está em um estágio superior, vivendo um grande momento no Real Madrid. Marcelo é superior a Bastos.

Gilberto Silva fazia as vezes de primeiro volante, revezando-se com Felipe Melo. Gilberto Silva tinha em 2010 ótimo senso de colocação e saía jogando com facilidade. Luiz Gustavo, volante do Brasil em 2014, é forte na marcação e chuta bem de fora da área, mas Gilberto Silva era superior.

Felipe Melo saiu do Mundial de 2010 com fama de violento, após ser expulso contra a Holanda. Mas se trata de um jogador de qualidade para a sua função, apesar dele nem de longe ser superior a Paulinho, mais versátil e técnico. Paulinho é superior.

Elano, de 2010, e Oscar, de 2014, são meias que fazem uma bela disputa. Elano, um meia mais recuado, cadencia mais o jogo. Oscar é mais incisivo. Oscar tem mais recursos para puxar contra-ataques, portanto é superior.

Kaká e Hulk, como meias-atacantes, também têm estilos diferentes. Kaká estava em boa fase e Hulk é um jogador que tem condições de definir partidas em um chute certeiro. Pela experiência que tinha naquele momento, Kaká é superior.

Robinho e Neymar começaram no Santos. Robinho é uma espécie de padrinho de Neymar na seleção. E neste caso, o afilhado superou o padrinho, já que Neymar está em um estágio superior.

Luís Fabiano estava em um bom momento na Copa de 2010. Trata-se de um grande centroavante, de bom domínio de bola e explosão. Mas Fred tem mais malícia, aparece em momentos surpreendentes e tem uma boa intuição para definir a jogada, seja ela de forma convencional ou não, como no gol deitado que fez contra a Espanha, na final da Copa das Confederações. Fred é superior.

Uma das coisas que mais pesaram para a derrota do Brasil em 2010 foi o fato de Dunga não ter encontrado opções no banco de reservas no momento que precisou. Julio Baptista estava entrando muito mal e Josué não tinha característica de armar jogadas, era apenas um marcador. Neste caso, Felipão pensou mais no grupo como um todo, estudando as opções de banco com critério. Os reservas para 2014 são superiores.

Felipão, por sua vez, tem mais experiência do que Dunga tinha em 2010. A grande falha de Dunga, que não deixou de fazer um bom trabalho, foi a inexperiência para manter o time equilibrado contra a Holanda. No intervalo, ele não soube como manter a concentração do grupo e o Brasil perdeu o jogo no segundo tempo. Felipão, na Copa de 2002, demonstrou mais equilíbrio e está ainda mais maduro. Felipão é superior. Resultado final: seleção de 2014 9 x 4 seleção de 2010.