Voos da empresa já foram abatidos e sequestrados; e mais de 600 pessoas morreram

A Malaysia Airlines é a maior companhia aérea da Malásia e opera voos comerciais desde 1947. Apesar já ter recebido a classificação cinco estrelas da consultoria de avião Skytrax (juntamente com a Qatar Airways, Singapore Airlines e Cathay Pacific), que avalia as melhores empresas aéreas do mundo, a companhia tem um grande histórico recente de acidentes e problemas operacionais graves.
Vários deles envolveram centenas de mortes. Conheça os casos mais graves
Vários deles envolveram centenas de mortes. Conheça os casos mais graves

Em 4 de dezembro de 1977, o voo MH653 caiu no estado de Johor, na Malásia, após ser sequestrado. Todas as 100 pessoas a bordo morreram. Conversas gravadas pela caixa preta registraram vários disparos dentro do avião antes da queda. Nenhum corpo, inclusive do sequestrador, foi identificado

Em 15 de setembro de 1995, outro acidente, dessa vez com o voo MH2133. Por uma falha do piloto durante a aterrissagem, o Fokker 50 operado pela empresa se chocou violentamente na pista e matou 32 dos 49 ocupantes da aeronave, inclusive dois dos tripulantes.
Na imagem, um Fokker 50, similar ao envolvido no acidente
Na imagem, um Fokker 50, similar ao envolvido no acidente

Em 15 de março de 2000, o voo MH85, saído de Pequim para Kuala Lumpur, capital da Malásia, foi danificado pelo vazamento de cloreto de oxalilo durante o descarregamento da aeronave. Cinco carregadores de bagagem foram intoxicados pelo material e autoridades investigaram o incidente, afirmando que as substâncias que atuaram ao vazamento não deveriam ser transportadas por avião.
Partes internas do compartimento de bagagens da aeronave foram corroídas pelo material.
A imagem mostra um Airbus A330-300, do mesmo modelo do acidente
Partes internas do compartimento de bagagens da aeronave foram corroídas pelo material.
A imagem mostra um Airbus A330-300, do mesmo modelo do acidente

Em 8 de março de 2014, o acidente mais famoso: o voo MH370 desapareceu misteriosamente sobre o oceano Índico com 239 pessoas a bordo, após mudar de rota radicalmente uma hora após a decolagem.
Os motivos do acidente nunca foram esclarecidos e os destroços ainda não foram encontrados, apesar das gigantescas operações de busca, que envolveram governos de países como China, Austrália e Malásia.
Na imagem, um avião similar ao envolvido no acidente
Os motivos do acidente nunca foram esclarecidos e os destroços ainda não foram encontrados, apesar das gigantescas operações de busca, que envolveram governos de países como China, Austrália e Malásia.
Na imagem, um avião similar ao envolvido no acidente

Em 21 de abril de 2014, o voo MH192, com destino a Índia, precisou voltar para Kuala Lumpur após um dos pneus explodir e danificar o sistema de aterrissagem. A polícia malaia iniciou uma investigação para apurar se houve alguma interferência na aeronave antes da decolagem, mas as suspeitas não se confirmaram

Em 24 de abril de 2014, uma avião da Firefly Airlines, subsidiária da Malaysia, foi forçado a voltar para o aeroporto de Penang, um estado malaio, após problemas que impediram a ativação do trem de pouso

Em 17 de julho de 2014, um avião da empresa foi abatido na Ucrânia, e todas as 298 pessoas a bordo morreram