Parlamentares de oposição lançaram nesta terça-feira (20) um site para cobrar a instalação imediata da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista da Petrobras. Deputados e senadores acusam o governo de demora na escolha dos nomes para integrar a comissão.
Para que a comissão seja instalada faltam, na Câmara, três indicações do PT e PROS, e, no Senado, dez nomes do Bloco de Apoio ao Governo (PT, PCdoB, PDT e PSOL) e do Bloco da Maioria (PMDB, PP, PSD e PV).
Uma CPI da Petrobras já está em funcionamento no Senado, mas é composta basicamente por membros do governo. Dos 13 integrantes, apenas três são de oposição.
Durante o lançamento do site, intitulado CPMI da Petrobras Já, o senador José Agripino Maia (DEM-RN) defendeu
— Está em pauta a dignidade do Legislativo. Essa é uma CPMI que vai instigar o poder de investigação do Congresso.
No site há um painel com os nomes dos partidos que já indicaram seus membros e dos partidos que ainda devem indicar parlamentares. A página pede que internautas cobrem os líderes partidários que ainda não fizeram indicações. Ao lado dos nomes dos líderes, e-mails e telefones dos gabinetes.
A base do governo anunciou que vai indicar ainda nesta terça os nomes que faltam. Se as indicações não forem feitas, caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros, indicar os nomes também nesta terça.
A CPI exclusiva do Senado para investigar a Petrobras tomou o primeiro depoimento nesta terça e ouviu o ex-presidente da companhia José Sérgio Gabrielli.